O fim da era dos mobas?

Discussão em 'Geral' iniciada por justiceiro, 3 Outubro 2017.

1. justiceiro

justiceiro Seu choro não será perdoado

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,209
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Então, eu ja tava a algum tempo com isso entalado na garganta, mas não tinha argumentos pra sustentar minha hipótese, mas alguns acontecimentos recentes começam a se alinhar com o que eu imaginava.

Pra quem viveu a década passada (2000- 2010), assistiu o auge e a queda dos MMORPG, ou World of Warcraft e Cia, se preferir. Naquela época, se tornou o game mais jogado do mundo, levando pessoas a literalmente se matarem jogando. As empresa, que nem gostavam de dinheiro, inumdaram o mercado com milhares de clones, sempre tentando se tornar o próximo wow. Tudo virou mmo, até coisas que nada tinham a ver com MMO. O WoW continuando fazendo mais sucesso que todos os outros, mas começou a perder público. Apesar disso, ainda era o jogo mais jogado do mundo até que...
    Sim, eu sei, eu sei, cópia do dota e tudo mais, mas, ainda assim foi o jogo que conseguiu destronar wow e se tornar o jogo online mais jogado do mundo, hoje girando em torno de 100 milhões de jogadores. Novamente, as empresas, que nem gostavam de dinheiro, fizeram o que? Exatamente, inundaram o mercado com todo o tipo de cópia barata, tentando se tornar o próximo lol.

Quando o dota 2 lançou, eu pensei que ia bater o League, mas os anos se passaram e o número de usuários estagnou. Principalmente após o lançamento do famigerado reborn, a base de usuários de dota sofreu uma sensível queda e desde então não alcançou mais o patamar de crescimento inicial. Além disso, outros jogos onlines começaram a ter lançamentos promissores, como overwacth, que mesmo pago, rapidamente alcançou uma base de usuários maior. Mas beleza, League ainda ganha. Mas...
    Com o sucesso de day z, rust e outros jogos em um subgenero agora chamado battle royal, PUBG veio para conquistar um público quase tão grande senão maior que o de LoL. Sei que parece exagero, mas poucos meses após o lançamento, ele já fez o que até então nenhum competidor tinha feito: ultrapassou lol como jogo mais assistido do mês no twitch. Isso não acontecia desde ! E não foi só isso: desde que foi lançado já ultrapassou o recorde de usuários ativos da steam(o recorde anterior pertencia ao dota) e já vendeu mais de 15 milhões, se tornando o jogo mais vendido do ano. O lançamento dele também empurrou o número de usuários pra cima em pelo menos um milhão.

O jogo, no geral, tem um apelo bem popular. É um fps com uma premissa simples: entre 100 jogadores, quem sobreviver em um terreno vasto, ganha. Claro que tem suas próprias mecânicas, mas comparado com a alta curva de aprendizado que mmorpg e até nosso dota oferece, é possível acreditar que existe potencial para algo grande aqui. Tanto é que o jogo já foi anunciado pra consoles.

Talvez seja cedo pra concluir que o jogo vai continua fazendo sucesso, mas eu me pergunto, será que as empresas vão continuar investindo tanto em mobas? Vários deles já faliram e até a epic já lançou um game com modo battle royal pra competir com PUBG, indicando que talvez as empresas foquem nesse genero agora. Além disso, jogos como dota já não são novidade no mercado e velhos problemas para novos e velhos jogadores continuam a ficar sem solução aparente. Não acho que dota 2 vai acabar, nem lol(infelizmente), mas eu acho que se havia uma chance de dota 2 se tornar o maior jogod do mundo, essa chance já pode ter passado. E vocês?
    Flah_Los curte isto.
  2. -oliruM-

-oliruM- Moderador

Registado em:
    11 Dezembro 2014
    Curtidas Recebidas:
    716
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo
    Dota já é um jogo para uma player pool mais "velha", vai sofrer muito pra renovar a base de jogadores e vai perder ainda muito espaço para os novos jogos estilo PUGB, não acho que dê pra dizer que está morrendo, pois estes "sucessores" podem ser fogo de palha e não durarem tantos anos, mas a nova geração não está afim de ralar anos pra aprender um jogo e sim se divertir e passar o seu ENORME TEMPO LIVRE diga-se de passagem na internet.

Os meninos hoje de 13 ou 14 aqui da minha cidade só falam de Clash royale, que é um joguinho de celular no estilo tower defence que tanto joguei no próprio Warcraft, o que falta na nova geração é conhecer o que é um jogo de qualidade, eu com a idade que tenho após ter jogados vários anos sei o quanto é incrível um jogo como o dota em que as partidas são sempre diferentes mesmo após anos.

Hoje parece que se preza mais a imagem do que a jogabilidade, os jogos facilitam pro usuário, não há mais há necessidade de pensar tanto e preocupa-se mais com a qualidade gráfica da grama do que o gameplay do jogo, etc ...

DOTA é um jogo muito bom, mas tbm é uma IDEIA incrível que pode ainda ser trabalhada, basta saber se vão conseguir trabalhar a ideia para novos jogos futuros serem melhores, ou se, a ideia vai morrer com a gente assim que a nova geração Clash royale passar a dominar o dinheiro que circula na internet.
    justiceiro e Flah_Los curtem isto.
  3. Flah_Los

Flah_Los Colaborador

Registado em:
    21 Novembro 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,243
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    flah_los
    Não estou por dentro de como é esse PUGB, mas ao que parece a taxa de repetição dele é alta (se eu estiver enganado me corrijam).

Jogos com taxa de repetição alta tendem a ser divertidos por curto períodos de tempo e jogos com taxa de repetição mínima, como os MOBAS, tendem a durarem décadas.

Se os desenvolvedores souberem minimizar a taxa de repetição das partidas, será realmente algo muito promissor para os próximos anos.
    botelho44 e justiceiro curtem isto.
  4. botelho44

botelho44 Iniciante

Registado em:
    17 Junho 2014
    Curtidas Recebidas:
    46
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    botelho44
    Concordo com o oliruM, a player pool do Dota geralmente é mais velha, pelo menos a mais fiel.
    Espero que dota 2 ainda continue firme por mais alguns anos para a felicidade de nós, os velhinho hehehehe!.
    Flah_Los curte isto.
  5. raphaelms07

raphaelms07 Colaborador

Registado em:
    1 Maio 2017
    Curtidas Recebidas:
    35
    Pontos de Troféu:
    18
    Seria melhor dizer "O fim da era de ouro do LoL". Digo era do ouro pq todo jogo famoso teve sua era de ouro, umas maiores e outras menores. A do lol foi a maior que se teve até hoje e que consequentemente rapou muito da audiência do dota (cansei de ver amigos que jogavam dota 1 irem para o LoL, sem contar que tem o pendragon que destruiu tudo o que pode sobre dota antes de sair de vez pro lol). Como eu vejo a ascensão de um jogo novo? Eu acho ótimo, principalmente por que isso diz "sua era de ouro acabou lol, agora seja como o dota e viva com o nichio". Eu digo nicho pq é isso que o dota é hoje. Dota tem uma base de jogadores puramente formada por nicho, um grupo de pessoas fieis ao jogo que nunca vão abandoná-lo por completo, um numero muito menor do que o auge, mas que também é muito mais dificil de ser abalado permanentemente.

Se o dota um dia vai ser o jogo mais jogado? Nunca acreditei nisso. Mas acredito que será um jogo cultuado no mesmo nivel que xadrez é hoje. É claro, apesar do Xadrez ser mais conhecido do que o dota, seu cenário é bem triste se comparar ao glamur dos E-sports populares.

Resumindo: Só existe uma forma de um jogo continuar sendo constantemente lembrado. É ele virando um E-sports de sucesso. Se esses 2 mobas conseguirem isso e conseguirem se enraizar a nivel cultural nas pessoas, então esses jogos nunca vão morrer e nunca serão esquecidos como sei la... tibia...

OBS: Não acredite nos numeros da Riot, empresa de filhas das puta costumam fazer filhas da putagens. Não que eles estajam errados em usar numeros como jogada de marketing ou que eles sejam os primeiros a fazer isso (o que com certeza não é). Mas é triste ter q ouvir lolzeiro falando merda de popularidade quando esses numeros são fornecidos pela propria empresa que cria o jogo.
  6. chacaceiro

chacaceiro Iniciante

Registado em:
    24 Fevereiro 2014
    Curtidas Recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    48538463
    Eu jogo dota desde os 10 anos de idade. Isso foi em 2005. Acho que o Dota não vai acabar, mas deve estagnar a player pool e talvez diminuir um pouco. Mas Por que se preocupar se dota é o jogo mais jogado?

Já tem anos que é o jogo com maior premiação em campeonatos mundiais e recebeu sua devida atenção por isso. CS é um jogo q continua legal tem uma vida e não importa muito se ele vai tar no topo da twitch, apenas importa ele continuar recebendo atenção...

E sendo divertido! A toxicidade do dota destrói o jogo. Acho que falta mais incentivo pra integrar as equipes como rola a cultura de usar o mic do CS. Dividir os servisores, pq é um lixo jogar com gente que não fala sua língua.

Partilhar esta Página